3.10.07

Erros de casting...

Por associação de um conjunto de factores que ocorreram dispersos, aparentemente sem ligação entre si e de informações várias, fragmentadas, bem como a observação de atitudes e condutas, permito-me concluir que estão já em marcha vários erros de casting no Concelho de Loures, tendo em vista as próximas eleições autárquicas.

Ninguém de bom senso presumirá que as escolhas feitas pelos Partidos (ou até mesmo nas agora modernaças listas de cidadãos independentes) para as candidaturas eleitorais às Câmaras Municipais e Juntas de Freguesia, são exemplarmente democráticas e meritocráticas. A ninguém passará pela cabeça – creio – que as datas em que se procede a selecções, a posicionamentos, a alianças e a disputas internas ocorrem de acordo com os calendários anunciados pelos partidos. Se alguém pensa isso, pois que se desiluda porque não é assim que se passa.

Em formações políticas mais dadas a barganhas e lutas intestinas pelo poder interno e externo, tais guerras não apenas são mais violentas - aos olhos da opinião pública - como começam em prazos de antecipação consideráveis. A formação de grupos de apoio, a negociação de lugares e prebendas futuras - se a candidatura for bem sucedida - demoram tempo a fixar e a consolidar.

Noutros, que fazem da discrição o seu modus operandi, o processo é menos negociado e menos demorado, o que não significa que os candidatos/as a candidatos/as não comecem bem cedo a posicionar-se (às vezes até mais cedo que os outros), a fazer alianças tácticas, a procurarem mostrar “trabalho”, a empunharem uma ou outra bandeira local e/ou interna.
Ninguém assume nada, mas tudo já está em marcha, afinal.

Pelas movimentações de que me pude aperceber, estão a lançar-se para putativos candidatos pelas mais importantes formações partidárias vários indivíduos - alguns já bem nossos conhecidos – com objectivos definidos… para 2013.

Sim, sim, sem surpresa. No PS, PSD e PCP, se é certo que as máquinas partidárias, as estruturas formais nada decidiram ainda, não faltam já aqueles que em cada partido vão desenvolvendo a sua própria campanha, para se colocarem bem em 2009, porque têm ambições para 2013.

Recordo – aos menos atentos – que com a limitação de mandatos, muitos dos actuais Presidentes, da Câmara e Juntas, terão obrigatoriamente de sair, pelo que poucos haverão com “trabalho feito” a disputar eleições. É a oportunidade de ouro para os que querem chegar a presidente/a ou até mais prosaicamente, ser apenas candidato/a e ter os seus minutitos de fama, nem que seja na sua rua ou junto da família !

E podemos estar certos que, como nas antigas telenovelas venezuelanas, nos próximos tempos os gestos dirão o que a boca nega (veementemente, se for caso disso, para fazerem de conta que não pretendem nada e até estão desinteressados).

Mas e porque é que eu acho que estão em marcha vários erros de casting ?

Em primeiro lugar, porque se verifica que há muita a gente que quer ser presidente de qualquer coisa, sem cuidar – porque não pode a esta distância – de quais serão as condições concretas de exercício de um qualquer cargo com tanta antecedência. Portanto, só se pode concluir que se quer poder: a) porque sim; b) porque se representam interesses que não são exactamente os das populações a serem “governadas”;

Em segundo lugar, porque das personagens em movimento – nem sempre piores do que aquelas que estão instaladas – não avultam qualidades, méritos e visão na medida do que precisa o Concelho de Loures e as suas freguesias;

Em terceiro lugar, porque as estruturas partidárias inevitavelmente vão fazer escolhas com estes proto-candidatos a fazerem ruído e a esbracejarem para alcançar o lugar sonhado e isso, perturbará qualquer escolha por mérito (por mérito entenda-se aqui reconhecida competência, honestidade e dedicação).

Ficará prejudicado quem poderia avançar por razões de projecto, de objectivo colectivo, de programa em que os cidadãos fossem os destinatários e beneficiários. Logo, ficam prejudicados os interesses colectivos em favor de interesses particulares e de grupo

E pelo que já vi e já percebi, lamentavelmente, teremos muitos erros de casting…