17.8.06

Heróis em caixas de sapatos ?

Quando chega o Verão, a época de incêndios florestais e a devastação, os nossos bombeiros voluntários são projectados para a comunicação social, com grande destaque. Em geral são considerados heróis – como poderia ser de outra maneira ?!... – e às vezes alvos de criticas, por não conseguirem acorrer a tantas frentes simultaneamente.

Com o declínio do número de incêndios e a aproximação ao Outono, começam os balanços, escalpelizam-se os dispositivos adoptados, apreciam-se as estratégias seguidas, contabilizam-se os hectares ardidos, disparam-se criticas para os parceiros do lado (a culpa morre sempre solteira), renovam-se promessas (para o ano é que vai ser! – prometem-nos os governos), calculam-se custos (e comissões) para os meios operacionais a adquirir ou a alugar: aviões, helicópteros, viaturas, etc., etc.

Nesta altura, já os bombeiros passaram para 2º plano. Os heróis, que combateram o fogo heroicamente, manter-se-ão heróis anónimos, durante todo o resto do ano, levando estóica e heroicamente a sua Corporação até à época oficial de fogos seguinte, quando ganharão de novo notoriedade, quanto mais não seja pela desgraça que lhes bata à porta, como em tantas situações tem acontecido em cada ano.

Em 26 de Julho passado, a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Bucelas celebraram 115 anos. Pela comunicação social percebi que a dias 31 se deram as celebrações oficiais, com os convidados da praxe, os juramentos, as homenagens, os reconhecimentos.

Contudo, dei pela absoluta falta de referência (pelo menos nas notícias sobre a iniciativa) a um novo Quartel para os soldados da paz de Bucelas e interrogo-me sobre se tal facto é mais uma maldade da comunicação social que não nos transmite o que foi tratado sobre matéria tão importante ou se, simplesmente, o tema foi ignorado na efeméride por tão distintos convidados, todos eles com evidentíssimas responsabilidades políticas e operacionais.

Bucelas é a maior e talvez a mais rural das freguesias do Concelho de Loures. Aquela que possuí maior área florestal, mais projectos de reflorestação e cuja fronteira administrativa confina com concelhos vizinhos em circunstâncias idênticas e, o assunto do novo quartel não foi aflorado ? Até me custa a acreditar!

E se a omissão se confirmar, não venham os políticos municipais cantar loas ao heroísmo e dedicação dos Bombeiros, não venham os políticos centrais tecer elogios à coragem e entrega dos Bombeiros, não venham os responsáveis operacionais distinguir os homens e a sua valentia.

Porque o actual Quartel dos Bombeiros Voluntários de Bucelas, erigido, mantido e alargado, com esforço, empenho, criatividade, dedicação e carinho, hoje – à luz das concepções modernas de operacionalidade, dignidade e conforto - não é mais do que uma espécie de caixas de sapatos gigantes agrupadas, para arrumação dos “heróis” do Verão, das viaturas (as que cabem) de que se servem e dos demais artefactos com que se opõem à desventura alheia.

Será este um tema que se possa ignorar e omitir? Podem, impunemente, arrumar-se heróis em caixas de sapatos?

O Concelho de Loures tem sido, desde a institucionalização do poder local democrático, um exemplo nacional, no apoio aos seus Bombeiros. Toda a gente o reconhece e aprecia. Manter esse nobre estatuto, impõe que não viva dos louros do passado, mas que renove comprovadamente essa aptidão e vontade política. Isso faz-se com obra, acção, solução, criatividade, compromisso, combate e visão. O blá, blá, blá, não passa disso mesmo: blá, blá, blá !
Os Bombeiros de Bucelas precisam e merecem um novo Quartel. Quem é que faz alguma coisa por isso?