19.10.05

Prova dos nove…

O PS, como seria de esperar venceu as eleições autárquicas em Loures. Digo-o e já o havia escrito, porque considero que se verifica, em geral, no eleitorado o princípio do benefício da dúvida. O PS teve o benefício da dúvida.

É preciso ter presente que o PS assumiu os destinos da Câmara de Loures ao mesmo que tempo que o país é bombardeado pelos governos de Durão, Santana e Sócrates com a tese da tanga, do short e do fio dental, por esta ordem.

Logo, foi fácil acentuar a ideia de que não haviam meios para fazer grande coisa. A isso, o PS acrescentou que também a Câmara estava sem dinheiro, endividada, estrangulada, o que levava a que nada pudesse fazer. O PS esforçou-se politicamente por disfarçar assim as suas limitações, incapacidades e ausência de estratégia para o Concelho.

Mas o PS que tanto se queixou da anterior gestão, beneficiou ainda e especialmente dos inúmeros projectos, protocolos e contratos-programa com entidades da Administração Central que já estavam preparados, assinados e em marcha que a anterior gestão lhe deixou. Em muitos casos, o PS limitou-se a “cortar a fita”, noutros concluiu a obra e inaugurou, aqui e além, lançou “primeiras pedras”. Embora, não esteja executado um único projecto seu, nasceram, desenvolveram-se e inauguraram-se muitas obras.

Pode dizer-se que o PS beneficiou de uma espécie de “milagre da multiplicação dos pães”, ou seja, não tinha dinheiro para nada e fez tanto… E como a política é cada vez mais uma arte de gerir expectativas, o PS fez a gestão das expectativas e convenceu a maioria dos votantes. Caso encerrado para já. Parabéns aos vencedores.

Só que agora virá a prova dos nove: Se o PS se queixar da anterior gestão queixa-se de si próprio, se se queixar do Governo, queixa-se de si próprio, se não tiver projectos para executar, queixa-se de si próprio, senão tiver uma estratégia para o Concelho, a culpa é só sua.

Tem-se inevitavelmente de aguardar para ver, mas gastos os projectos deixados pela CDU, o PS vai finalmente dar execução às suas promessas de 2001? Acrescidas agora das de 2005 ?

Uma coisa é certa: o PS vai agora ter a sua prova dos nove. Terá de mostrar do que é ou não capaz, sem alibis, sem delongas, sem desculpas. Como se diz popularmente, está na hora de dar corda aos sapatos

E nós estamos cá para ver e avaliar a prestação. Noves fora, nada ?!...