19.9.05

Quem acredita ?

O Dr. Miguel Jorge Reis Antunes Frasquilho é o candidato do PSD à Presidência da Câmara Municipal de Loures;

E reza a sua biografia no “site” oficial da Assembleia da República, que:

O Dr. Miguel Franquilho é deputado eleito na Assembleia da República pelo Círculo Eleitoral da Guarda;

O Dr. Miguel Frasquilho é Quadro Superior do Banco Espírito Santo;

Apresentada a biografia do candidato, julgo que qualquer cidadão de Loures se sentirá intrigado quanto às razões que levarão o Deputado Miguel Frasquilho a ser candidato a Presidente da Câmara de Loures.

Desde logo, porque é Deputado pelo Círculo da Guarda. É certo que o país é pequeno. Pelos cargos desempenhados até é de presumir que o Sr. Deputado viva na zona de Lisboa, mas é evidente que qualquer coisa não bate certo.

Que vivências, que realidade é que o Sr. Deputado acompanha ? As do Distrito da Guarda ou as do Concelho de Loures ? Atrevo-me a responder que se acompanha alguma, será a da Guarda, por onde, ao fim e ao cabo, já está eleito.

Logo, o Dr. Miguel Frasquilho, de quem nunca se ouviu falar em Loures, chegará à data da eleição autárquica, certamente, sem saber grande coisa deste Concelho. Seja do seu passado, seja do seu presente, seja mesmo das aspirações das suas populações.

De resto, fazendo-se anunciar, apenas em “fraquinhos” outdoor’s publicitários – que parecem publicidade sub-reptícia ao euromilhões, onde “temos tudo para ter tudo”, como aliás qualquer português, daqui ou da Guarda, basta que jogue o “jogo dos excêntricos” – não se teve notícia até agora da presença do Sr. Deputado neste Concelho, já tão perto da data eleitoral.

Nem nos Mercados, nem num Comício que seja, nem numa tradicional visita às instalações municipais. Saberá ele onde ficam ?

Donde, se acrescermos o elemento biográfico anunciado de que é Quadro Superior do BES, quem é que acredita que o Sr. Deputado esteja a protagonizar uma Candidatura que pretenda ganhadora ? Quem é que acredita que o Sr. Deputado quer ser autarca nesta terra ? Quem é que acredita que trocaria o lugar de Deputado e Quadro Superior da instituição bancária para vir para Loures ?

E o que viria para cá fazer ? Alguém lhe conhece uma proposta que seja para o Concelho ?

Tudo indica que os eleitores sociais-democratas estão órfãos de candidato e, das duas uma: ou não se ralam e seja o que os outros (eleitores) quiserem, ou se se ralam, terão de fazer outra opção de voto. E na verdade, acho que será esse o caminho que vai decidir o futuro próximo do Concelho de Loures: a opção que os eleitores sociais-democratas fizerem, fora da candidatura (praticamente inexistente) da sua esfera política.

Ou escolhem o PS e contribuem para a continuação da pauperização urbanística, cultural, desportiva, turística e ambiental do Concelho (Loures em 4 anos deixou de figurar em qualquer posição cimeira de todos os ranking’s e estudos especializados sobre os Municípios portugueses). Ou escolhem a CDU e tentam por essa via, que Loures, regresse à via da acção, do desenvolvimento e do prestígio.