27.3.07

Anda um espectro por aí !...

Decidi fazer esta coisa, não porque sinta que tenha de prestar esclarecimento do que quer que seja, mas também não me agrada a ideia de, pondo-me à distância, abrir a porta para todos os detractores, todos os mentirosos, todos os tementes a fantasmas e todos os ineptos políticos poderem entrar e tecer, à vontade, as suas teorias da conspiração.

Refiro-me, como já se está mesmo a ver a uma Petição On-Line dirigida ao Eng. Demétrio Alves, que está disponível na Internet e cuja autoria me está a ser atribuída, sobretudo em círculos que julgava mais próximos de mim ou de que me julgo próximo.

Parece que anda um espectro por aí. E do domínio da ficção. Assumo a subscrição da Petição e como até já escrevi, “Julgo que pode ser uma boa hipótese de trabalho, assim o destinatário queira. Eu apoio a ideia e não resisto a convidar-vos a fazê-lo também. Embora desconheça o/os promotor/es, o conteúdo da Petição corresponde à verdade e ao desejável. Por isso... apoio e divulgo”.

Mas, espantosamente, continuo a conseguir surpreender-me com aquilo que a mediocridade política e a maledicência gratuita é capaz. Vejamos:
1. Alguma vez alguém me viu esconder ou disfarçar (mascarar) para dizer aquilo que penso ou as opiniões que tenho ?;
2. Bem sei que não sou político profissional, encartado e competente, mas quem me conhece, pode passar-lhe pela cabeça, que seria pelo anonimato ou por heterónimo que desenvolveria acção política ?;
3. Será de admitir que, apesar da circunstância de ter sido uma espécie de político local e amador, serei tão incapaz politicamente, que pretenderia lançar uma candidatura à Presidência da Câmara de Loures através de um abaixo-assinado?;
4. Imaginam que eu possa não conhecer as lógicas partidárias e desconhecer que esta seria a melhor forma de “queimar” um qualquer possível candidato ?;
5. Que importância ou peso político tenho eu neste Concelho, para não me deixarem sossegado?;
6. Será que esta Petição – apesar de correcta, educada e pertinente - foi lançada exactamente para anular o candidato mais temido ?

Feitas as perguntas que se impunham, resta-me confessar, por ordem inversa:

1. Acho que o Eng. Demétrio Alves seria o melhor candidato e o melhor Presidente que o Concelho de Loures poderia ter nos próximos anos. Se a intenção era “queimar” o candidato, a minha subscrição da Petição e a divulgação que lhe fiz foi séria e sincera. Não mudo uma vírgula dessa opinião, até me ser apresentada melhor alternativa;
2. Por veemente desejo de alguns que obteve o apoio de muitos, estou afastado da actividade política e assim me manterei. Apenas os deveres de cidadania e de consciência justificam, longe a longe, atitudes de natureza política ou partidária que não recuso;
3. Fazer de mim um cadáver político e enterrar-me fundo é um fervoroso desejo de algumas iminências pardas da nossa política local. Mas isso tem uma dificuldade: como não cometo suicídio, teriam de avançar para o homicídio e aí… falta-lhes coragem para assumir o acto.
4. É-lhes mais confortável e menos trabalhosa a diabolização. As insídias e as mentiras podem ser destiladas em locais onde não se está presente para confrontar e o terreno está fértil para a sementeira…;
5. Contudo, sabe-se que não me intimido com fantasias, nem histórias de fantasmas mal amanhadas (Ah, o velho materialismo!). Sou o mesmo de sempre e, como sempre, dou a cara pelo que entendo que é certo, justo e adequado. Que ninguém conte comigo para outros carnavais.

Posto isto no meu blog, para que tenham também a oportunidade de ver que abri este espaço para dizer o que quero e quando quero. Está cá a minha cara, para que não hajam duvidas de autoria. Também podem confirmar que não tenho tido tempo nem espírito para escrever coisa nenhuma e não seria esta a animar-me a pena (aqui há uma fragilidade, porque acabei por escrever isto tudo, mas o que é que se há-de fazer ?!... Não me deixam sossegado!).

No fundo, só espero e desejo que aqueles que me conhecem, não engulam tretas mal confeccionadas e que também não se deixem intimidar. Se não existimos politicamente para dar outra dimensão ética, cultural, social e política ao Homem, para que é que servimos ?
Posted by Picasa